sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação

Programa Nacional de Tecnologia Educacional – Proinfo
MUNICÍPIO: SÃO JOÃO DA LAGOA
CURSISTA : MARIA IVANILDA SOARES FERREIRA
FORMADORA: SUZANA ALVES ARÁUJO
UNIDADE 4 – BLOG 
Atividade 4.3 - Leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação

            Ao ler o texto de Sílvio Pereira da Costa, percebe-se que as tecnologias de informações e comunicações causou uma forte revolução, através das mídias educacionais desenvolvidas em escolas na cidade de Florianópolis e no modo de vida de muitas pessoas, onde o mesmo concluiu que apesar de existir várias ferramentas educacionais (mídias), como celulares, máquinas fotográficas, data show, internet, por não serem aproveitadas para o aprendizado dos alunos, muitas vezes por falta de pratica ou mesmo não sabem atuar com essas tecnologias, mas quando passamos a utilizar percebemos  a importância do planejamento , tem a necessidade de melhores avanços, pois as vezes nós como profissionais ainda temos várias dificuldades em lidar com tais meios, onde todos estarem procurando se qualificar.

            Ainda Segundo o autor Sílvio da Costa Pereira- "Mídia -Educação no contexto escolar",   crítica os professores das Escolas de Ensino Fundamental de Florianópolis, não notando estar havendo maior preocupação dos educadores em relação a promover ou estimular os educandos ao uso crítico e criativo dos recursos tecnológicos existentes na escola, como as metodologias que os professores adotam, como por exemplo, a explanação de filmes na TV, em seguida apresentam as estórias que são recontadas pelos alunos, numa TV de papelão, confeccionada por eles mesmos, além do uso da rádio escola, que inclusive é utilizada de forma precária, sem orientações e na maioria das vezes sem objetivos.Trabalhar com projetos implica em trazer para a sala de aula novas formas de ensinar e aprender. Os alunos aprendem à medida que fazem. A realização do projeto requer uma postura de valorização do trabalho em grupo que desenvolve vínculos de solidariedade, respeito e cuidado com a contribuição de cada um para o todo, num sentido de igualdade, onde todos podemos aprender com todos.
            Na minha experiência com projeto tenho observado que os alunos desenvolvem o espírito de colaboração, disciplina, senso crítico, maturidade para as tomadas de decisões, iniciativa, criatividade. Com isso há o desenvolvimento no aluno da auto-estima ao perceber que é capaz de vencer desafios.
            Cabe ao professor criar situações de aprendizagem que norteiem e vinculem o conteúdo do projeto ao currículo de sua disciplina. Ao trabalhar com projeto temos a liberdade de acrescentar ou retirar o que precisa, para melhor atender ao currículo de nossa disciplina e de facilitar a realização do projeto pelos alunos.
Os alunos que estão muitas vezes mais conectados as novas tecnologias do que nós  professores, sempre acabam usando-as de maneira que até nos surpreendem, e isso torna o trabalho do projeto mais enriquecedor, dinâmico e prazeroso.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário