Programa Nacional de Tecnologia Educacional – Proinfo
MUNICÍPIO: SÃO JOÃO DA LAGOA
CURSISTA : MARIA IVANILDA SOARES FERREIRA
FORMADORA: SUZANA ALVES ARÁUJO
UNIDADE 4 – BLOG
Atividade 4.3 - Leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação
Atividade 4.3 - Leitura, reflexão e discussão sobre mídia-educação
Ao ler o texto de
Sílvio Pereira da Costa, percebe-se que as tecnologias de informações e
comunicações causou uma forte revolução, através das mídias educacionais
desenvolvidas em escolas na cidade de Florianópolis e no modo de vida de muitas
pessoas, onde o mesmo concluiu que apesar de existir várias ferramentas
educacionais (mídias), como celulares, máquinas fotográficas, data show,
internet, por não serem aproveitadas para o aprendizado dos alunos, muitas
vezes por falta de pratica ou mesmo não sabem atuar com essas tecnologias, mas
quando passamos a utilizar percebemos a
importância do planejamento , tem a necessidade de melhores avanços, pois as
vezes nós como profissionais ainda temos várias dificuldades em lidar com tais
meios, onde todos estarem procurando se qualificar.
Ainda Segundo o autor Sílvio da Costa Pereira-
"Mídia -Educação no contexto escolar",
crítica os professores das Escolas de Ensino
Fundamental de Florianópolis, não notando estar havendo maior preocupação dos
educadores em relação a promover ou estimular os educandos ao uso crítico e
criativo dos recursos tecnológicos existentes na escola, como as metodologias
que os professores adotam, como por exemplo, a explanação de filmes na TV, em
seguida apresentam as estórias que são recontadas pelos alunos, numa TV de
papelão, confeccionada por eles mesmos, além do uso da rádio escola, que
inclusive é utilizada de forma precária, sem orientações e na maioria das vezes
sem objetivos.Trabalhar com projetos implica em trazer
para a sala de aula novas formas de ensinar e aprender. Os alunos aprendem à
medida que fazem. A realização do projeto requer uma postura de valorização do
trabalho em grupo que desenvolve vínculos de solidariedade, respeito e cuidado
com a contribuição de cada um para o todo, num sentido de igualdade, onde todos
podemos aprender com todos.
Na minha experiência com projeto tenho observado que os alunos desenvolvem o espírito de colaboração, disciplina, senso crítico, maturidade para as tomadas de decisões, iniciativa, criatividade. Com isso há o desenvolvimento no aluno da auto-estima ao perceber que é capaz de vencer desafios.
Cabe ao professor criar situações de aprendizagem que norteiem e vinculem o conteúdo do projeto ao currículo de sua disciplina. Ao trabalhar com projeto temos a liberdade de acrescentar ou retirar o que precisa, para melhor atender ao currículo de nossa disciplina e de facilitar a realização do projeto pelos alunos.
Os alunos que estão muitas vezes mais conectados as novas tecnologias do que nós professores, sempre acabam usando-as de maneira que até nos surpreendem, e isso torna o trabalho do projeto mais enriquecedor, dinâmico e prazeroso.
Na minha experiência com projeto tenho observado que os alunos desenvolvem o espírito de colaboração, disciplina, senso crítico, maturidade para as tomadas de decisões, iniciativa, criatividade. Com isso há o desenvolvimento no aluno da auto-estima ao perceber que é capaz de vencer desafios.
Cabe ao professor criar situações de aprendizagem que norteiem e vinculem o conteúdo do projeto ao currículo de sua disciplina. Ao trabalhar com projeto temos a liberdade de acrescentar ou retirar o que precisa, para melhor atender ao currículo de nossa disciplina e de facilitar a realização do projeto pelos alunos.
Os alunos que estão muitas vezes mais conectados as novas tecnologias do que nós professores, sempre acabam usando-as de maneira que até nos surpreendem, e isso torna o trabalho do projeto mais enriquecedor, dinâmico e prazeroso.
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