terça-feira, 6 de novembro de 2012


CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS
           Os conteúdos identificados no projeto desenvolvido com os alunos estão inseridos no currículo formal. Os conceitos, atitudes e procedimentos desenvolvidos também foram explicitados no plano de aula e executado na sala de aula e fazem parte do currículo e o que os alunos aprenderam sobre o uso de tecnologias constituem parte do currículo.  Um currículo é um caminho a percorrer rumo ao aprendizado dos alunos , pode ser visto como um guia sugerido sobre o que, quando e como ensinar; o que, como, e quando avaliar. É formado pelos componentes curriculares e por tudo o que acontece na escola, com a função de orientar as atividades educativas, as formas de executá-las e suas finalidades.  É muito importante incluir no currículo as tecnologias, pois são várias as contribuições no desenvolvimento do currículo, possibilitando mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula. Hoje em dia, são inegáveis as contribuições que a tecnologia traz para o desenvolvimento de novas metodologias e estratégias de ensino, proporcionando a integração do projeto curricular com a intencionalidade pedagógica de desenvolver a capacidade de pensar e de aprender, interagindo com o objeto de conhecimento, ou seja, o conteúdo. A tecnologia por si só não é capaz de resolver todos os desafios educacionais, mas a maneira como os profissionais da educação encaram essa tecnologia é determinante para que a mesma seja uma forte aliada na mudança de paradigmas, concepções e atitudes frente as inovações pelas quais a sociedade passa atualmente e que são exigidas da escola; proporcionando situações de aprendizagem significativa, onde os alunos serão construtores do seu próprio conhecimento.






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